Após a divulgação do resultado de exame que constatou a febre amarela como causa da morte de dois micos encontrados nos condomínios Bosque da Ribeira e Pasárgada, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

– A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus e transmitida por mosquito. No meio rural e silvestre, o vírus é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da Dengue, Zika e Chikungunya.

– A única forma de contágio é pela picada do mosquito infectado. Os primatas não humanos, como macacos, micos, não transmitem a doença. Os achados de primatas mortos servem de alerta para que os órgãos de saúde pública iniciem as ações de controle da doença.

– A vacina é a principal medida de combate a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose da vacina de febre amarela é o suficiente para proteção por toda vida.

Alertamos que toda população que reside ou que irá se deslocar para regiões silvestres, rurais ou de mata, deve se imunizar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

UBS Jardim Canadá: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde | Prefeitura de Nova Lima

Comments are closed.