O Início_

A Lagoa dos Ingleses (antigamente, Lagoa Grande) faz parte do Complexo Hidroelétrico Rio de Peixe, juntamente com as Lagoas vizinhas Miguelão e Codornas. Tais reservatórios foram formados, na década de 1930, pela empresa Saint John Del Rey Mining Company, hoje AngloGoldAshanti, com a finalidade de gerar energia elétrica para consumo próprio em suas atividades de mineração de ouro no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. O Complexo, além das 3 Lagoas, compreende 7 Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs).

Ao redor da Lagoa dos Ingleses, nasceu o Empreendimento Alphaville Lagoa dos Ingleses, em 1999, por iniciativa do Sr. Augusto Martinez de Almeida, que adquiriu os terrenos da MBR - Minerações Brasileiras Reunidas, fundada pelo lendário empresário Augusto de Azevedo Antunes e hoje controlada pela Vale.

O Conceito/Padrão_

O Sr. Martinez se associou à Alphaville Urbanismo S.A., detentora do chamado Conceito/Padrão Alphaville que, na prática, significa viver em um lugar tranquilo, bonito, civilizado, com bons serviços (segurança, transporte, assistência médica, educação), lazer e o mais perto possível de onde se trabalha. Além de se dispor de lotes de tamanho razoável e padrões monitorados de construção, especialmente nos Residenciais Unifamiliares.

O Alphaville Lagoa dos Ingleses Hoje_

Com o Residencial Península dos Pássaros, Martinez finalizou sua participação no Empreendimento. O Grupo INPAR/VIVER comprou os terrenos remanescentes, realizou duas implantações de empreendimentos e vendeu as demais áreas, recentemente, ao Grupo CSul, formado por empresas tradicionais, de alto conceito no meio empresarial e sólidas do ponto de vista gerencial e financeiro (ASAMAR, ALICERCE, BVEP - Braço Imobiliário do Banco Votorantim, MINDT - Barbosa Mello e JD Participações e AGHC).

O Alphaville Lagoa dos Ingleses compreende hoje uma área total de 6.367.000 m², com 7 Residenciais Unifamiliares (cerca de 2.500 lotes), área Multifamiliar com edifícios de apartamentos e Town Houses, área Centros Comerciais - Mall com 101 lojas e 129 salas, ocupando 41.885,51 m²; área Comercial e Uso Múltiplo - ACUM, incluindo o Minas Tênis Náutico Clube, com 110.185,64 m², a Fundação Dom Cabral, com 35.840,60 m², o Hotel ESuites Lagoa dos Ingleses, com 123 quartos), a Escola Nortear, com 32.259,01 m² e CSul, com uma área de 69.993² somente na Fase 1; Além da área Empresarial e Uso Múltiplo - AEUM, com 414.494 m² de área edificável urbanizada e diversos empreendimentos comerciais e industriais de alta tecnologia implantados e em fase de implantação.

A população estimada (2018) de residentes é de 4.500.

O Alphaville Lagoa dos Ingleses no Futuro_

O Grupo CSul possui terrenos na Fase 1 do Alphaville, e o Empreendimento Costa Laguna na Fase 2, já implantado.

Adicionalmente, é detentor de mais 27 milhões de m² no entorno do Alphaville, além de grande parte da área lindeira da Lagoa dos Ingleses. Para o entorno do Alphaville, desenvolveu um Master Plan, ora em fase de licenciamento, através do renomado urbanista Jaime Lerner, o qual estima, para todo o Complexo, uma população entre 120 e 160 mil habitantes em 40-50 anos, tudo dentro do conceito de morar, trabalhar e se divertir em um só local.