A AG E O OBJETIVO CENTRAL_
O Empreendimento Alphaville Lagoa dos Ingleses é gerido por uma Associação Geral – (AG) incumbida de alcançar, o mais breve possível, o Objetivo Central:
"Fazer com que o empreendimento seja cada vez mais: bonito, limpo, tranquilo, arborizado, saudável, civilizado, seguro, culto e com Ótimos Serviços, para se viver e trabalhar em paz”
Para isso a AG, persegue também seu próprio objetivo. Tornar-se, gradativamente e, no máximo, até 2017, uma organização:
- Extra-forte: financeiramente, na imagem interna e na representação externa;
- Super-competente: na gestão do Empreendimento; e
- Ultra-minima: com estrutura enxuta, eficiente e eficaz.
E, para alcançá-lo, construiu um Plano de Modernização Gerencial, ora em fase de implantação com o apoio da Fundação Dom Cabral, sua Associada.
Estrutura, Operação e Equipe da AG
A AG está estruturada num organograma simples, onde se destacam 3 áreas:
- Políticas, Diretrizes e Controles: a cargo dos Conselhos Deliberativo (com representantes de todos os Associados), Consultivo (após o registro do Novo Estatuto) e Fiscal;
- Planejamento, Supervisão e Representação Externa: a cargo da Diretoria Executiva;
- Operação: a cargo do Superintendente Geral e de 4 Gerentes de Operação,
sendo que a Diretoria Executiva é assessorada pelo Consultor Jurídico e pelo Gerente de Comunicação.
A área de Operação conta com uma equipe composta por 31 profissionais trabalhando em tempo integral.
Planos e Relatórios
A AG opera com base no Plano Estratégico (em fase de elaboração), no Plano de Ações Anual e no Plano Trienal para os 03 exercícios seguintes, todos ancorados no Orçamento Anual e no Plurianual.
O cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ações é monitorado pelos Conselhos e pela Diretoria Executiva, através do Relatório Gerencial Mensal.
Área de Atuação
A área física coberta pela atuação da AG compreende aquela de todo o Empreendimento, exceto as áreas internas das Unidades Associadas, geridas autonomamente pelas próprias mas, para as unifamiliares, com o apoio da AG em questões tais como finanças, pessoal, contabilidade e compras.
As Unidades Associadas são, atualmente, em número de 11:
- 7 Residenciais Unifamiliares;
- 1 Associação Comercial e Uso Múltiplo - ACUM (FDC, Grupo CSul, Minas Náutico, Escola SEB, Hotel Mercure e Posto de Abastecimento);
- 1 Associação Comercial (Mall);
- 1 Associação de Unidades Multifamiliares;
- 1 Associação Empresarial e Uso Múltiplo - AEUM;
Pelo novo Estatuto, ora em fase de registro, o número de Associados deverá evoluir para 15, a curto-prazo e para 20, a médio prazo.
O QUE FAZ
Dentro de suas atribuições, definidas pelo Estatuto, a AG é responsável por:
- Segurança de toda a área externa;
- Transporte Executivo;
- Assistência Médica, via ambulância;
- Manutenção de árvores, gramados, parques e jardins;
- Manutenção das vias asfaltadas e da sinalização;
- Manutenção de passeios;
- Manutenção de parte da iluminação;
- Manutenção da Lagoa dos Ingleses, compreendendo áreas lindeiras, filtros e uso e nível da água;
- Aprovação de Projetos de Edificações, previamente a seu exame pela Prefeitura de Nova Lima;
- Fiscalização da execução de obras de Edificações;
- Monitoramento do uso e ocupação do solo;
- Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Compras e Apoio Jurídico a 6 Residenciais Unifamiliares;
- Apoio a Serviços Gerais de Associados;
- Serviços de Comunicação Social, inclusive a Revista Alphavida; e
- Representação externa junto à Prefeitura de Nova Lima, órgãos estaduais e federais, empresas concessionárias de serviços públicos, ONGs, condomínios vizinhos e suas associações.