A AG E O OBJETIVO CENTRAL_

O Empreendimento Alphaville Lagoa dos Ingleses é gerido por uma Associação Geral – (AG) incumbida de alcançar, o mais breve possível, o Objetivo Central:

"Fazer com que o empreendimento seja cada vez mais: bonito, limpo, tranquilo, arborizado, saudável, civilizado, seguro, culto e com Ótimos Serviços, para se viver e trabalhar em paz”

Para isso a AG, persegue também seu próprio objetivo. Tornar-se, gradativamente e, no máximo, até 2017, uma organização:

  • Extra-forte: financeiramente, na imagem interna e na representação externa;
  • Super-competente: na gestão do Empreendimento; e
  • Ultra-minima: com estrutura enxuta, eficiente e eficaz.

E, para alcançá-lo, construiu um Plano de Modernização Gerencial, ora em fase de implantação com o apoio da Fundação Dom Cabral, sua Associada.

Estrutura, Operação e Equipe da AG

A AG está estruturada num organograma simples, onde se destacam 3 áreas:

  • Políticas, Diretrizes e Controles: a cargo dos Conselhos Deliberativo (com representantes de todos os Associados), Consultivo (após o registro do Novo Estatuto) e Fiscal;
  • Planejamento, Supervisão e Representação Externa: a cargo da Diretoria Executiva;
  • Operação: a cargo do Superintendente Geral e de 4 Gerentes de Operação,

sendo que a Diretoria Executiva é assessorada pelo Consultor Jurídico e pelo Gerente de Comunicação.

A área de Operação conta com uma equipe composta por 31 profissionais trabalhando em tempo integral.

Planos e Relatórios

A AG opera com base no Plano Estratégico (em fase de elaboração), no Plano de Ações Anual e no Plano Trienal para os 03 exercícios seguintes, todos ancorados no Orçamento Anual e no Plurianual.

O cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ações é monitorado pelos Conselhos e pela Diretoria Executiva, através do Relatório Gerencial Mensal.

Área de Atuação

A área física coberta pela atuação da AG compreende aquela de todo o Empreendimento, exceto as áreas internas das Unidades Associadas, geridas autonomamente pelas próprias mas, para as unifamiliares, com o apoio da AG em questões tais como finanças, pessoal, contabilidade e compras.

As Unidades Associadas são, atualmente, em número de 11:

  • 7 Residenciais Unifamiliares;
  • 1 Associação Comercial e Uso Múltiplo - ACUM (FDC, Grupo CSul, Minas Náutico, Escola SEB, Hotel Mercure e Posto de Abastecimento);
  • 1 Associação Comercial (Mall);
  • 1 Associação de Unidades Multifamiliares;
  • 1 Associação Empresarial e Uso Múltiplo - AEUM;
  • Pelo novo Estatuto, ora em fase de registro, o número de Associados deverá evoluir para 15, a curto-prazo e para 20, a médio prazo.

O QUE FAZ

Dentro de suas atribuições, definidas pelo Estatuto, a AG é responsável por:

  • Segurança de toda a área externa;
  • Transporte Executivo;
  • Assistência Médica, via ambulância;
  • Manutenção de árvores, gramados, parques e jardins;
  • Manutenção das vias asfaltadas e da sinalização;
  • Manutenção de passeios;
  • Manutenção de parte da iluminação;
  • Manutenção da Lagoa dos Ingleses, compreendendo áreas lindeiras, filtros e uso e nível da água;
  • Aprovação de Projetos de Edificações, previamente a seu exame pela Prefeitura de Nova Lima;
  • Fiscalização da execução de obras de Edificações;
  • Monitoramento do uso e ocupação do solo;
  • Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Compras e Apoio Jurídico a 6 Residenciais Unifamiliares;
  • Apoio a Serviços Gerais de Associados;
  • Serviços de Comunicação Social, inclusive a Revista Alphavida; e
  • Representação externa junto à Prefeitura de Nova Lima, órgãos estaduais e federais, empresas concessionárias de serviços públicos, ONGs, condomínios vizinhos e suas associações.